Estivemos em San Pedro do Atacama por duas vezes, a primeira e 2011 após circuito Salar de Uyuni e a segunda em 2014 - Expedição Andina
As possibilidades de passeios em San Pedro do Atacama são inúmeras e quanto mais dias você ficar por lá melhor. San Pedro também é local de partida (ou chegada) do circuito Salar de Uyuni - Geisers - Reserva Eduardo Avaroa, com inúmeras lagunas, flamingos...
A Igreja de San Pedro de 1774 é um dos símbolos da cidade |
A cidade:
A Rua Caracoles é a principal da pequena cidade, ela apresenta diversos restaurantes, bares, lojinhas e também muitas agências de turismo que oferecem todos os tipos de excursões pelo Atacama. Outro local para uma agradável caminhada é a Praça da cidade onde está localizada a simpática Igreja de San Pedro de 1774 que foi recém reformada, a poucos metros da Igreja tem uma pitoresca galeria repleta de artesanatos locais que vale uma visita. Reserve ao menos um final de tarde para passear pela cidade.
Galeria com artesanatos (próxima à Igreja) |
Lugares imperdíveis/ Sugestões de passeios
(San Pedro conta com muitas agências, elas organizam excursões de todo tipo)
Valle de la Luna e Valle de la Muerte
Estão entre os mais visitados de San Pedro. O Valle de la Luna dá realmente a impressão de cenário lunar, já o Valle de la Muerte é extremamente seco dificultando a existência de vida no local. Procure sair no período da tarde e pegar o pôr-do-sol com o Vulcão Licancabur, surpreendente.
Gêiseres de El Tatio
Outro local bastante procurado, esse é pra "madrugar", para avistar os gêiseres é preciso sair bem cedo, quem contratar uma agência perceberá que elas marcam lá pelas 4:00 pra pegar no hotel, isso porque o espetáculo ocorre bem cedinho, por volta das 6:00/7:00. Ideal levar roupa de banho pois tem piscinas quentes de águas vulcânicas nas proximidades que valem uma paradinha.
Dica: altitude de 4.300m, vá quando já estiver aclimatado.
Na volta passe pelo povoado de Machuca (fica no meio do caminho entre os Gêiseres e San Pedro) esse povoado com cara de cidadezinha perdida em meio ao deserto tem seu charme e é procurado pela famosa empanada de queijo de cabra. Nessa região é possível avistar flamingos, lhamas, vicuñas.
Localização: 70Km ao norte de San Pedro
Laguna Verde
Lagunas Miscanti e Miñiques
Paisagem paradisíaca, essas lagunas alimentadas pelas águas de degelo de vulcões, ficam a cerca de 110Km de San Pedro
Circuito até Uyuni (Bolívia)
Circuito Salar de Uyuni (normalmente 2 a 3 dias conforme seu local de destino Uyuni (Bolívia) ou retorno a San Pedro) atravessando a linda Reserva Eduardo Avaroa, lagunas incríveis (Laguna Verde...) com suas exóticas fauna e flora, gêiseres, Salar de Uyuni (Bolívia). Não deixe de mencionar que prefere ficar em hotel de sal.
Dica: começar pela Bolívia pode representar um custo bem inferior pelo MESMO serviço, nesse caso o início se dá por Uyuni que conta com diversas agências também.
Saiba mais nas nossas postagens:
Fotos Salar de Uyuni e Reserva Eduardo Avaroa
Relato Salar de Uyuni
Perguntas frequentes sobre Salar de Uyuni
Petróglifos de Yerbas Buenas
São impressionantes os desenhos ali encontrados (lhamas, flamingos...) feitos por povos antigos (a.C.). O passeio é rápido 1h (circuito a pé é pequeno).
Pode ser visitado, pela proximidade (cerca de 10Km), juntamente com o Valle del Arcoíris
Informações completas clique AQUI
Valle del Arcoíris
Rochas de diferentes cores compondo um cenário incrível. Pode ser visitado, pela proximidade (cerca de 10Km), juntamente com os Petróglifos de Yerbas Buenas
Os astrônomos e chegados encontram na região de San Pedro condições ímpares de observação.
Sugestões de observatórios:
Observatório Astronômico Alarkapin
Visitar o Observatório Astronômico Alarkapin é uma boa opção de programa noturno, trata-se de um observatório privado, os donos são simpáticos e atendem com entusiasmo, são várias opções de passeio, optamos pelo: “Viajando através del cielo” a recepção se dá com uma bom chocolate quente que alivia o frio das noites do Atacama, após explicações em uma sala equipada fomos direcionados aos telescópios e também a uma plataforma para observação a olho nu, a duração é de cerca de 2horas e inclui transporte hotel-observatório.
Conheça as opções de passeio do Alarkapin
Agende sua visita no Alarkapin
ALMA - ESO
Agora se o que você deseja é visitar algo extremamente grandioso pode fazer sua reserva no Atacama Large Millimeter/submillimeter Array (ALMA), trata-se do maior projeto astronômico da atualidade!
Visite o site do ALMA
O ESO, o Observatório Europeu do Sul, é a mais importante organização europeia intergovernamental para pesquisas em Astronomia e é o observatório astronômico mais produtivo do mundo.
"O ALMA é um instrumento único de design revolucionário, composto por 66 antenas de alta precisão, e que funciona numa gama de comprimentos de onda entre os 0,32 e os 3,6 mm. A Rede Principal é constituída por cinquenta antenas de 12 metros de diâmetro cada uma, trabalhando em conjunto como um único telescópio – um interferômetro. Adicionalmente, esta rede é complementada pela Rede Compacta, constituída por quatro antenas de 12 metros e doze antenas de 7 metros. As antenas podem ser deslocadas no planalto desértico, a distâncias máximas entre si que vão dos 150 metros aos 16 quilômetros, proporcionando ao ALMA um zoom poderoso e variável. O telescópio observa o Universo em comprimentos de onda milimétricos e submilimétricos, com uma sensibilidade e resolução sem precedentes, com uma nitidez dez vezes superior à do Telescópio Espacial Hubble..." http://www.eso.org/public/teles-instr/alma/
Localizado a 50Km de San Pedro do Atacama, no alto do planalto de Chajnantor, só aceita visitantes devidamente agendados e cadastrados:
agende sua visita gratuita no ALMA
Até o momento não tem aeroporto na cidade. Os vôos descem em Calama, cerca de 100Km de San Pedro num trajeto de 1h30min de carro.