Aqui estão alguns registros do que essa família mais gosta de fazer: VIAJAR! Reunímos aqui informações diversas de algumas viagens que fizemos e planejamentos das que ainda estão por vir para todos que são apaixonados por viagens! Dicas para pais que querem levar os filhos nas trips também não faltam!
Aposentar a mochila só porque tem filho ou não levá-lo nas trips realmente são coisas que não passam pelas nossas cabeças. Viajar com criança é ótimo!!! É assim que a gente VIVE! Mochila nas costas e pé na estrada!!!

Salar de Uyuni: perguntas frequentes

O Salar de Uyuni é uma das atrações mais incríveis da Bolívia e do mundo.  Trata-se da maior planície salgada do mundo, paisagens fantásticas em meio ao altiplano. São cerca de 12000Km2 a uma altitude de 3650m. Várias são as surpresas durante essa trip, uma delas são as construções e esculturas de sal, outra quando na imensidão branca chega-se na Isla del Pescado ou Inca Wasi - Casa Inca, onde cactos gigantes de centenas de anos crescem em meio à paisagem inóspita, para quem vai adiante a aventura continua...


Perguntas comuns:

Em qual época do ano devo visitar o Salar?
Escolher a data para visitar o Salar de Uyuni é importante considerando que a paisagem é diferente conforme a data escolhida. Entre os meses de dezembro a abril a superfície do Salar é coberta por uma camada de água, dando a impressão de um enorme espelho, quem pretende pegar o lugar "seco", com o chão de sal visível deve escolher outra data, muitos optam nesse caso pelos meses de junho e julho.


Quantos dias devo ficar no Salar de Uyuni? 
Quando se visita o Salar de Uyuni é possível contratar o passeio conforme o tempo que se pretende passar por lá.
Algumas opções bem comuns (partindo de Uyuni)
* passeio de 1 dia (passeio só pelo Salar de Uyuni, passada por Colchani, visita ao Hotel de Sal, Isla del Pescado)
* passeio de 3 ou 4 dias - altamente recomendável - (inclui Salar de Uyuni, com tudo que se tem direito,  depois inúmeras lagunas, Arbol de Piedra, Reserva de Fauna Andina Eduardo Avaroa - gêiseres, banhos termais - Laguna Polques e a espetacular Laguna Verde) nesse passeio há opção de retornar a Uyuni ou seguir para San Pedro do Atacama - Chile.
* mais de 4 dias: claro que a região apresenta inúmeros lugares de interesse e há agências com trips diferenciadas que contemplam mais dias.

Qual clima encontrarei na região do Salar de Uyuni?
O clima é árido, região desértica fria e de grande altitude, grande amplitude térmica. Em outras palavras o que você vai encontrar durante o dia são temperaturas baixas, mas o frio intenso mesmo virá a noite. O vento também costuma ser forte em toda a região, é extremamente necessário levar agasalhos resistentes.
O sol durante todo o dia é bastante "ardido" e por isso o uso de protetor solar e protetor labial são importantes. Aquele creme Nivea de latinha faz milagres no Salar.
Na região da Reserva Eduardo Avaroa (para quem pega o passeio mais longo) a noite fica em torno dos -25ºC.


Que roupas devo levar para o Salar?
Agasalhos resistentes ao frio são fundamentais:
gorro, luvas, cachecol (para o forte vento)

- Para quem tem oportunidade de comprar alguns produtos especiais:
blusa e calça X thermo - Solo,
fleece,
corta vento,
meias especiais (da Solo – outdoor performance socks),
bota para caminhada

- Não poderá adquirir roupas especiais? Improvise que também dá...
meia calça ou segunda pele comum (no lugar do X-thermo)
moletom grosso (no lugar do fleece)
jaqueta grossa ( no lugar do corta vento)
meias grossas
tênis
o efeito dessa "troca" com total certeza não será 100%, afinal as roupas especiais são eficientes, te dão conforto, liberdade de movimentos e protegem realmente contra frio.

Se pretende entrar nas fontes de água quente (Laguna Polques) leve roupa de banho.

acessórios indispensáveis:
óculos escuros (sem eles é simplesmente impossível!!!)
gorro
luvas
cachecol

Devo levar alimentos? 
Conforme a agência que contratar e o valor que pagar, os serviços serão melhores ou piores. Algumas empresas levam realmente de tudo e você não precisará se incomodar com nada. Vale levar umas garrafas de água adicionais e mais algumas coisas para comer (bolachas, chocolate...) no caso da sua agência não ser tão bacana.
Durante o passeio não existe nenhum lugar para comprar coisa alguma.


Devo levar saco de dormir para o Salar de Uyuni?
O frio da noite é muuito forte, as camas dos alojamentos tem vários cobertores, ainda assim talvez não sejam suficientes para você. Há também o detalhe de que aqueles montes de roupa de cama (cobertores...) provavelmente nunca se encontraram com uma máquina de lavar roupa.
O ideal mesmo é levar saco de dormir para negativo, além de quente você já conhece a procedência hehe. Caso você não leve há opção de alugar saco de dormir, converse com a agência antes de partir, não adianta pensar que virá o saco de dormir mais limpo do mundo... com certeza não são higienizados.

* Outros artigos importantes:
- papel higiênico
- lenços umedecidos (a maioria nem se arrisca a tomar banho nos alojamentos, os lenços umedecidos ajudam na higiene básica)
- lanterna (conforme o povo que você ficar no alojamento não vai ficar acendendo a luz do quarto toda hora)
- protetor solar, protetor labial e hidratante
- pilhas
- remédios: se você faz uso de algum medicamento, ou quer levar algum analgésico (dor de cabeça pela altitude) providencie antes, pois no Salar não será possível.


É recomendável levar crianças para o Salar de Uyuni?
Falaremos de nossa experiência no Salar e das pessoas que conhecemos durante essa trip. Fomos com três crianças (6, 8 e 10 anos de idade) e elas realmente tiraram de letra, são mais resistentes que adultos, tudo foi diversão e brincadeira. Nos precavemos bastante com roupas adequadas, alimentos e até mesmo alguns medicamentos. Cada um conhece o filho que tem hehe... 
Encontramos pessoas de todas as idades, uma alemã que estava com uma criança de 1 ano, pais com adolescentes, um grupo de idosos,... mochilar não tem idade.



O que fazer com meu lixo?
É importante lembrar que você está num lugar natural, uma área remota onde caminhões de lixo não irão buscar o lixo que produzimos, por isso é bacana trazer consigo embalagens vazias, pilhas usadas, etc e descartar tais resíduos depois que voltar para a cidade.


Qual empresa devo contratar para me levar ao Salar de Uyuni?
Mesmo em alta temporada é possível contratar o serviço das agências lá mesmo em Uyuni, algumas pessoas preferem fechar tudo com meses de antecedência, acabam as vezes pagando mais caro e tendo serviços não muito bons. 
Em Uyuni você entrará em contato com muitas pessoas que estão voltando, peça informações sobre a empresa, o veículo utilizado, o motorista... nada melhor do que poder contar com quem utilizou o serviço.
A Colque Tours tem boa fama, infelizmente seus preços subiram consideravelmente com a grande procura, mesmo quando se tenta fechar o passeio via internet com bastante antecedência o preço continua alto, já ouvimos coisas positivas e negativas de quem utilizou os serviços da empresa.
Quando estivemos no Salar utilizamos a empresa Avi Tours e recomendamos. Serviço bom, motorista atencioso, comida ótima. 
As agências colocam 6 passageiros por veículo (tração nas 4 rodas), no caso de você viajar sozinho, ou com grupos menores as agências providenciam os demais integrantes.

Como são os alojamentos?
No geral os alojamentos são bastante rústicos, é provável que você fique em um quarto com os integrantes do veículo. Os banheiros são simples, fale na agência que quer ficar em alojamento feito de sal, é muito bacana. 
Para quem fará o passeio mais longo é legal ficar alerta com a segunda noite, pois os alojamentos  tendem a ser um pouco mais precários, nada que não dê para encarar... o frio também é bem maior (nesse momento você já saiu do Salar e estará na Reserva Eduardo Avaroa).