Como dessa vez (julho de 2010) chegamos em Arequipa pela tarde fomos direto para o Hotel, depois demos uma circulada pela grandiosa Plaza de Armas, nela, além de outras construções, está situada a Catedral que com o vulto do Misti ao fundo são um cartão postal para qualquer fotógrafo, é bacana ficar observando o movimento por ali. A cidade tem ótimos restaurantes e bons preços.
No dia seguinte partimos para a Praça principal de Yanahuara, lá tem um mirante (mirador) onde é possível enquadrar o Misti por trás de arcos de pedra branca. Também tem a pequena igreja de Yanahuara de fachada barroca, com belíssimos desenhos em relevo e ao lado uma loja de artesanias.; tudo isso em frente a uma bela praça. Dá para chegar a pé ao local ou de taxi por S/3,00.
Depois do almoço fomos para o Mosteiro de Santa Catalina, em 2009 chegamos a visitá-lo mas não resistimos e fomos de novo, a sensação de labirinto do Mosteiro, os inúmeros claustros, praças... muito bacana. O projeto do Mosteiro é de 1570 e é impressionante sentir um pouco do que foi a vida nesse lugar.
Vale visitá-lo quando começa o entardecer pois é possível apreciá-lo com a luz do dia e a noite, pois é quando os lampiões são acesos e dão um ar sombrio às celas, é possível vizualizar melhor alguns espaços. Há guias em espanhol, inglês e francês, mas é perfeitamente possível conhecê-lo seguindo pelo mapa que recebe na entrada desde que se tenha bom senso de orientação.
A desvantagem sem guia é que se perde algumas boas histórias, a vantagem é que se pode ir calmamente observando cada detalhe. Há um café muito bom dentro do mosteiro porém ele fecha à noite, o espaço também conta com lojinhas de lembranças. Entrada a S/35,00 por pessoa. http://www.santacatalina.org.pe/
As irmãs enclausuradas dessa congregação vivem agora em uma construção ao lado, porém as atividades das religiosas eram no Mosteiro até 1970, quando foi aberto ao público.
![]() |
Simpáticas vendedoras de bonecos |
![]() |
Quarto do hotel - teto abobadado |